(45) 99925-5977
Estrada Marechal Cândido Rondon à Margarida | Linha Guarani, s/n ver mapa
Você está em: Página Inicial > Blog > Conteúdo do Post
Equipe Mateus Wesp - https://www.mateuswesp.com.br | 18/08/2018 - 09:31
A Pilcha Gaúcha é Traje Oficial de Honra no Rio Grande do Sul
A pilcha gaúcha é traje oficial do Rio Grande do Sul e pode ser usada em eventos oficiais.

Estamos nos aproximando do mês de setembro, que é o mês dos gaúchos. Nessa época do ano o sentimento de apego às coisas terrunhas fica ainda mais forte e evidente no Rio Grande do Sul.
As pessoas frequentam com mais intensidade os CTGs, os cafés de chaleira e os eventos campeiros, além de ostentar, com orgulho, a bombacha, a guaiaca, as botas e os vestidos de prenda.

O que muita gente não sabe é que a lei estadual 8.813, de janeiro de 1989, define a pilcha gaúcha como traje oficial de honra no estado do Rio Grande do Sul.

Conforme a legislação, é considerada pilcha gaúcha aquela que, com autenticidade, reproduza com elegância a sobriedade da nossa indumentária histórica, conforme os ditames e as diretrizes traçadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho.

A lei também define que a pilcha poderá substituir o traje convencional em todos os atos oficiais, públicos ou privados, realizados no Rio Grande do Sul.

Assim, em eventos solenes, por exemplo, ao invés de usar o tradicional terno e gravata, o cidadão pode usar, sem nenhum problema, camisa, lenço e bombacha e as mulheres podem utilizar os vestidos de prenda.

A indumentária é uma das formas de preservar a cultura de um povo. Mantenhamos viva a nossa! Usemos nossas pilchas!

Institucional
Contato
(45) 99925-5977
Estrada Marechal Cândido Rondon à Margarida | Linha Guarani, s/n (500 metros do trevo) | Marechal Cândido Rondon, Paraná | CEP: 85960-000
Redes Sociais
Tecnologia e desenvolvimento