(45) 99925-5977
Estrada Marechal Cândido Rondon à Margarida | Linha Guarani, s/n ver mapa
Você está em: Página Inicial > Cultura Gaúcha
Cultura Gaúcha

Culinária Gaúcha
Culinária Gaúcha

A culinária do Rio Grande do Sul tem como tradição a carne de charque, o churrasco e as influências sofridas pela Imigração italiana no Brasil e alemã ocorrida durante o século XIX.

Da mistura entre a comida indígena, portuguesa e espanhola e do homem do campo surge a chamada cozinha da Campanha e, com características mais urbana, a cozinha da região missioneira.

Aqui você encontra alguns pratos tradicionais e sobremesas da melhor qualidade:

Anote os passos e mostre todo o seu talento!

 

Arroz de Carreteiro

Ingredientes:

200g de charque

4 colheres (sopa) de óleo

5 dentes de alho picados

1 cebola grande picada

4 tomates picados

3 pimentões picados

350g de arroz

sal a gosto

 

Modo de Preparo:

Leve ao fogo uma panela com água até ferver. Adicione a carne e deixe por meia hora. Retire do fogo, escorra a água e corte a carne em pedaços pequenos. Em uma panela, aqueça o óleo, junte o alho, a cebola, o tomate e o pimentão. Deixe cozinhar por cerca de 8 minutos, mexendo de vez em quando. Em seguida, junte o arroz, um pouco de água fervente e deixe cozinhar por 15 a 20 minutos. Adicione sal, se necessário.

 

Dicas:

Charque é uma carne salgada e curtida à sombra.



Espinhaço de Ovelha

Ingredientes: (6 porções) 

2kg espinhaço

2kg batata inglesa

1 xícara

 

Modo de Preparo:

Cortar o espinhaço nas juntas, temperá-lo com sal, pimenta e limão e fritá-lo em banha bem quente. Quando estiver bem frito acrescentar a cebola, o alho, os tomates e a manjerona, misturando bem. Adicionar um pouquinho de água, para não grudar e, quando ferver, acrescentar as batatas cortadas em cubos. Colocar água suficiente para cobrir as batatas, tampar a panela e cozinhar uns 10 minutos. Verificar o sal,

 

Matambre enrolado

Ingredientes:

1 e 1/2 kg de matambre

1 maço médio de cheiro verde

3 cebolas médias

4 dentes de alho

1 pimenta dedo-de-moça picada

100 g de bacon picado

250 g de lingüiça de porco picada

óleo de soja para fritar

sal a gosto

 

Modo de Preparo:

Lave a carne, seque-a, retire as aparas e tempere-a com sal dos dois lados. Reserve. Lave o cheiro-verde, separe somente as folhas e pique finamente. Descasque as cebolas e pique-as em pedaços bem pequenos. Descasque o alho e corte em tiras finas. Numa superfície lisa, abra a carne com a parte gordurosa para baixo. Espalhe o cheiro-verde, as cebolas, o alho, a pimenta, o bacon e a lingüiça. Enrole a carne como um rocambole e amarre com um barbante bem grosso. Prenda bem para o recheio não escapar. Coloque 1 litro de óleo na panela de pressão, disponha o matambre, tampe a panela e leve ao fogo por 2 horas. Na metade do tempo de cozimento, retire a panela do fogo e vire o matambre de lado. Disponha a carne numa travessa, retire o barbante e corte em fatias de 2 a 3 cm de largura.

Dicas:

O matambre (carne localizada entre o couro e a costela do boi) é tradicionalmente assado no braseiro, coberto com papel-alumínio (a 50 cm de distância da brasa) por 5 horas, virando-se a carne a cada meia hora. Depois elimina-se o papel-alumínio e deixa a carne dourar por mais 1 hora.

 

Pucheiro

Ingredientes:

Granito

Batata doce

Cenoura

Batata inglesa

Abóbora

Mandioca

Couve

Sal e pimenta a gosto

 

Modo de Preparo:

Colocar o granito para aferventar em água em panelão, temperada apenas com sal. Faz-se isto contando o tempo. Por exemplo, lá pelas dez horas da manhã inicia-se o ritual. Aos poucos, enquanto a carne vai fervendo, coloca -se na panela batata-doce, cenoura e, mais tarde, batata-inglesa, abóbora, mandioca e couve. Deixa-se ferver tudo á vontade. Quando estiver tudo quase pronto, lá por uma hora mais tarde, prova-se o tempero e, nesta hora, pode -se adicionar uma pimenta agosto, para que o caldo fique forte. Se os legumes se desmancharem, virando um imenso sopão, não se apavore, pois, com um aperitivo de canha pura ou com losna, o pucheiro faz levantar até moribundo.

 

Linguiça Caseira

Ingredientes:

5Kg de carne moída de ovelha ou carne mista bovina e suína

1/3 de xícara (chá) = 1 colher (sopa) de sal

30 dentes de alho picados

1 e 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino

1 colher (sopa) pimenta calabresa

1/2 xícara (chá) + 2 colheres (sopa) de vinho tinto seco

1/2 xícara (chá) de salsa e cebolinha picadas

Tripa seca para embutir a linguiça

 

Modo de Fazer

Em uma vasilha grande, adicione à carne, o sal, o alho, a pimenta, o vinho, a salsinha e a cebolinha. Mexa tudo muito bem, até obter uma mistura homogênea. Cubra e deixe descansar, de um dia para o outro, na geladeira. No dia seguinte, deixe em temperatura ambiente por 1 hora antes de começar a encher as tripas. Sirve assada ou frita.

 

Canja

Ingredientes:

1Kg de frango

1 cebola média picada

150g de arroz

1 ovo

1 pitada de pimenta-do-reino branca

1 pitada de sal

4 litros de água

2 batatas inglesas médias cortadas

 

Modo de Fazer

Misture todos os ingredientes, reservando o ovo e o arroz, e leve ao fogo para cozinhar. Depois de cozido o frango, retire da panela e desfie, desprezando a pele e os ossos. Coloque a carne novamente no caldo, juntando o arroz. A canja estará pronta quando o arroz estiver bem cozido. Finalize colocando o ovo levemente batido. Sirva bem quente. Para acompanhar, queijo ralado e um cálice de um bom vinho tinto.


Ambrosia

Ingredientes:

2 copos de leite

3 xícaras de açúcar

4 ovos inteiros

Cravo e canela

 

Modo de Preparo:

Dissolver o açúcar no leite e depois levar ao fogo, quando começar a ferver, misturar rapidamente os ovos, cravo e canela e deixar meia hora fervendo.

Procure não mexer, apenas sacudir a panela.


Doce de Abóbora

Ingredientes:

2,7 quilos de abóbora cortada em pedaços grandes

3 colheres (sopa) de sal

3 colheres (sopa) de açúcar

Cravo e canela em pau

 

Modo de Preparo:

Coloque a abóbora de molho no cal e deixe por cerca de 6 horas. Escorra e lave bem lavada. Acrescente o açúcar e água até formar uma calda consistente. Coloque os pedaços de abóbora e deixe cozinhar até ficar macia, mas sem desmanchar. Se gostar, pode cozinhar com pedaços de cravo e de canela em pau.



Rapadurinha de Leite

Ingredientes:

1 litro de leite

½ quilo de açúcar

Manteiga para untar

 

Modo de Preparo:

Misturar o açúcar com o leite, levar ao fogo mexendo de vez em quando, até engrossar, mexer sempre até soltar da panela. Retirar do fogo e bater até pegar o ponto. Colocar num prato untado com manteiga e cortar em quadradinhos.



Sagú

Ingredientes:

1 litro de vinho tinto

1 litro e ½ de água

300 gr. de sagú

½ de açúcar

Cravo e canela à gosto

 

Modo de Preparo:

Colocar o vinho, a água, canela e cravo a ferver. Quando levantar fervura, acrescentar o sagú. Quando as bolinhas brancas do sagú desaparecerem, acrescentar o açúcar e desligar.

 

 

Institucional
Contato
(45) 99925-5977
Estrada Marechal Cândido Rondon à Margarida | Linha Guarani, s/n (500 metros do trevo) | Marechal Cândido Rondon, Paraná | CEP: 85960-000
Redes Sociais
Tecnologia e desenvolvimento